02 de janeiro de 2023

Um grupo de líderes tecnológicos, incluindo Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, e Stephen Hawking, físico teórico, assinaram uma carta aberta pedindo um adiamento da implantação da inteligência artificial (IA).

A carta, publicada na revista “Nature”, alerta para os riscos potenciais da IA, como o desenvolvimento de armas autônomas ou a perda de empregos para máquinas.

“A IA tem o potencial de ser a tecnologia mais transformadora da história da humanidade”, afirma a carta. “No entanto, também apresenta riscos significativos, que devem ser avaliados cuidadosamente antes de prosseguir com sua implantação.”

Os signatários da carta pedem que os governos e as empresas trabalhem juntos para desenvolver um quadro regulatório para a IA. Eles também sugerem que seja criado um fundo internacional para financiar pesquisas sobre os riscos e benefícios da IA.

“A IA é uma tecnologia poderosa que pode ser usada para o bem ou para o mal”, afirma a carta. “Precisamos agir agora para garantir que seja usada para o benefício da humanidade.”

A carta foi assinada por mais de 100 líderes tecnológicos, incluindo:

Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX
Stephen Hawking, físico teórico
Demis Hassabis, cofundador da DeepMind
Fei-Fei Li, professora de ciência da computação da Universidade Stanford
Yoshua Bengio, professor de ciência da computação da Universidade de Montreal
A carta foi publicada no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos divulgou um relatório sobre os riscos da IA. O relatório, encomendado pelo Departamento de Defesa, alerta para a possibilidade de que a IA seja usada para desenvolver armas autônomas que possam tomar decisões sem a intervenção humana.

O relatório também afirma que a IA pode ser usada para manipular pessoas ou para minar a democracia.